Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes) - Emily Brontë

   Olá amores! Hoje venho trazer pra vocês a resenha do meu livro preferido, um clássico da Literatura Inglesa. O Morro dos Ventos Uivantes foi uma leitura que marcou minha vida. Espero que gostem!





  • Titulo: Wuthering Heights
  • Autora: Emily Brontë
  • Primeira Edição: 1847
    Capa :

  • Editora: Landmark
  • Ano: 2012
  • Edição: Bilíngue (capa dura)
  • Paginas: 303 (184 em Português e 119 em Inglês)



Sinopse:

   Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce a história conturbada de uma paixão devastadora. Amor e obsessão. Crueldade e devastação. Paixão intensa e tempestuosa.  Um amor que nasceu na infância entre Catherine Earnshaw e Heathcliff. Ela, uma menina mimada, de espírito livre e ele, rude. Nos modos e afetos. Humilhado e rejeitado. Enquanto Catherine cria laços fortes com Heathcliff, o irmão dela, Hindley, o despreza, tratando-o como um rival. Heathcliff cresce dividido entre o amor por Catherine e a raiva por todas as humilhações às quais é submetido. Um certo dia, uma situação o obriga a tomar uma decisão, que mudou toda sua vida. 
   Em meio a violência de uma tempestade de verão, ele abandona Wuthering Heights. Passa alguns anos longe, e durante esse período, Catherine se casa, apesar de seu coração ainda pertencer a Heathcliff. Ao voltar, ele é um homem mais forte e maduro, pronto a impor a seus velhos inimigos uma vingança tirânica, que por anos manteve reprimida com consequências que são irreparáveis para todos em volta.
   Livre das convenções sociais de seu tempo e com uma intensidade emocional sem precedentes, O Morro Dos Ventos Uivantes é um romance original e profundamente trágico, um amor proibido com rastros de ira e vingança, que se consagrou como uma das maiores obras da literatura britânica do século XIX.




   A história começa em 1801 quando o Sr. Lockwood se hospeda na Granja Thrushcross. Em um determinado dia ele resolve ir ate o Morro falar com seu senhorio, o Mr. Heathcliff e fica doente após ficar preso numa grande nevasca.
   Totalmente perdido no Morro, Sr. Lockwood passa por uma experiencia "sobrenatural". Assim que possível, volta a Granja para receber os cuidados de Nelly (Sra. Dean), uma serviçal que cresceu com os personagens principais da história.
   O livro começa sendo narrado em primeira pessoa pelo Sr. Loockwood, porém quando ele volta para a Granja e pede para que Nelly o conte a historia dos antigos moradores das duas casas (Morro e Granja) fica um pouco mais complexo (nada que um pouco mais de atenção não resolva) pois a historia tem uma espécie de flashback voltando lá para quando Nelly, Catherine, Heathcliff e Hindley são crianças, cerca de 1771.

   Wuthering Heights marcou minha vida por ser um romance totalmente fora do comum. Não é como os contos de fadas que levam o famoso Felizes para sempre. É agressivo, é furioso, obsessivo e possessivo. É um circulo vicioso. Acontecem coisas que te deixam indignado.
   
   Ele me foi recomendado por uma professora do Ensino Médio que ama Clássicos Ingleses. Primeira vez que li, foi em uma Edição de 1979 publicada pela Editora Abril, com uma capa dura na cor preta e as letras em dourado (essa aqui) e foi super complexa de ler, pois o português desse edição era tão antigo que eles usavam "ataque de cólera" para enfatizar a raiva de algum personagem. E após essa (sofrida) leitura, no ano seguinte essa professora passou a obra como leitura obrigatória para a turma, então tive a oportunidade de conhecer essa edição (perfeita) da Landmark.
   Ela é bilíngue, a primeira parte é todo em Português (até a pág. 184) e a partir da página 185 começa em Inglês, porém o texto é escrito em 2 colunas. As folhas são levemente espessas e amareladas (um amarelo muito suave). E eu sou tão apaixonada por ele, que todo ano eu separo um tempo pra voltar a Yorkshire, Inglaterra para reviver o clássico gótico.

📑

Adaptações:

   O Morro dos Ventos Uivantes teve MUITAS adaptações mas separei as 2 que, na minha opinião, são as mais fiéis ao livro:

   1) Filme: Wuthering Heights de Peter Kosminsky, 1992
Catherine Earnshaw interpretada por Juliette Binoche
Hindley Earnshaw interpretado por Jeremy Northam
Heathcliff interpretado por Ralph Fienes
Ellen (Nelly) Dean interpretada por Janet McTeer
Mr. Lockwood interpretado por Paul Geoffrey
  Duração: 105min. (cerca de 1h. e 25min.) - IMDB

   2) Série em 2 Episódios: Wuthering Heights de Coky Giedroyc, 2009 - IMDB
Catherine Earnshaw interpretada por Charlotte Riley
Hindley Earnshaw interpretado por Burn Gorman
Heathcliff interpretado por Tom Hardy 
Ellen (Nelly) Dean interpretada por Sarah Lacashire

   Também ganhou uma musica, com duas versões: a primeira versão, de 1978 por Kate Bush (aqui) e a segunda versão, de 1993 pela banda de metal Brasileiro, Angra. (aqui).

📚

Espero que gostem, a leitura é chata, 
mas não desistam, vale a pena! Beijos ❤ 



Um trechinho pra deixar vocês curiosos:
"Já pensaste bem que todas essas palavras vão ficar gravadas na minha memória, consumindo-me a alma eternamente depois de tu morreres? Sabes que mentes quando afirmas que fui eu quem te levou a esse estado deplorável. E tu também sabes, Catherine, que, enquanto eu viver, nunca te esquecerei!" 

You May Also Like

0 comments