The Strange Case Of Dr. Jekyll And Mr. Hyde/ O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde (O Médico e o Monstro)

Olá bonitos e bonitas, como estão?! Hoje venho trazer pra vocês mais um dos meus preferidos clássicos, tem inúmeras adaptações (desde filmes, desenhos até músicas) e eu espero que gostem!


  • Titulo: The Strange Case Of Dr. Jekyll And Mr. Hyde
  • Autor: Robert Louis Stevenson
  • Ano de Lançamento: 1885
    Capa:
  • Editora: Oxford University Press
  • Ano desta Ediçaõ: 2008
  • Idioma: Inglês 
  • Paginas: 73
  • Nível: 4 (12.520 palavras, de acordo com o site da Oxford)

Synopsis: 

    You are walking through the streets of London. It is getting dark and you want to get home quickly. You enter a narrow side-street. Everything is quiet, but as you pass the door of a large, windowless building, you hear a key turning in the lock. A man comes out and looks at you. You have never seen him before, but you realize immediately that he hates you. You are shocked to discover, also, that you hate him.
  Who is this man that everybody hates? And why is he coming out of the laboratory of the very respectable Dr Jekyll?

Sinopse:

  Você está andando pelas ruas de Londres. Está ficando escuro e você quer chegar em casa rapidamente. Você entra em uma rua lateral estreita. Tudo está quieto, mas quando você passa a porta de um grande prédio sem janelas, você ouve uma chave girando na fechadura. Um homem sai e olha para você. Você nunca o viu antes, mas você percebe imediatamente que ele odeia você. Você está chocado ao descobrir, também, que você o odeia.
   Quem é esse homem que todo mundo odeia? E por que ele está saindo do laboratório do respeitável Dr. Jekyll?
📑

   
   Mais uma vez, mais um clássico pela professora de Inglês do Colégio! (Obrigada, Cris )

  Londres Vitorina, 1886. O Dr. Henry Jekyll é um cientista renomado e respeitado. Sr. Edward Hyde (pronuncia-se "Ride" que significa Esconder) é um um senhor desconhecido e misterioso que intimida qualquer um que olha em sua direção.
  Em um determinado dia, o Sr. Gabriel Utterson, advogado do Dr. Jekyll, recebe um testamento (escrito a mão), que diz, no caso de Jekyll sumir ou morrer, toda sua herança deve ser passada para o Sr. Hyde, porém ninguém conhece este Sr. Hyde... Preocupado, o Sr. Utterson passa a investigar essa historia.
   O tão esperado encontro acontece, Hyde e Utterson se encontram e Utterson não gosta de Hyde, ficando incomodado com o fato de Jekyll ter deixado todo seu dinheiro pra ele. Conforme a leitura vai se avançando, pegamos mais alguns detalhes que nos intrigam.
 Por muitas vezes a leitura se destaca só em Jekyll ou só em Hide, nunca os dois juntos. 
   Robert escreve de um jeito misterioso sobre personalidades, e o lado negro/iluminado que cada um tem. Ele enfatiza que não existe ninguém 100% bom ou mal. Todos nós temos um pouco de maldade. A narrativa flui, o autor o tempo todo "cutuca" o leitor a pensar nesse assunto, de uma forma misteriosa e interessante. 
  Nesta edição, o desfecho da historia fica um pouco superficial, por ser uma versão para quem está começando a pegar o jeito da leitura em inglês, pode ser que a adaptação tenha sido feita assim propositalmente. Suas páginas são levemente amareladas e o tamanho da fonte é bom. É ilustrado e as imagens são extremamente bem feitas. 
   Tem atividades para serem feitas antes, durante e depois da leitura e um glossário no fim do livro, ótimo pra quem quer treinar o inglês
   Esse livro é nível 4 (é o iniciante para avançado, de acordo com o site da própria Oxford - aqui), então não é muito difícil de entender a historia.


📖


Adaptações:

   Jekyll & Hyde tem MUITAS adaptações mas separei as que mais gosto:

  1.  Hyde and Go Tweet: Um episódio de Piu-Piu & Frajola que se passa no escritório de Jekyll (Dailymotion, em inglês)
  2. Dr. Jekyll and Mr. Mouse: Um episódio de Tom & Jerry que faz referencia ao clássico (Dailymotion)
  3. O Incrível Hulk: Adaptação da Marvel, foi uma criação inspirada pelo clássico, junto de Frankestein (Wikipédia - Disponível no Vizer
  4. A Liga Extraordinária: A versão de Vingadores mas com personagens da Literatura Inglesa (Adoro Cinema - Vizer)
  5. Penny Dreadful: Uma série de terror, que aborda personagens da Literatura Inglesa e esse clássico é introduzido na 3ª temporada. (Adoro Cinema - Todas temporadas disponíveis no Vizer)
  6. Once Upon a Time : Sem dúvidas é a minha adaptação preferida!!! Mr. Hyde é interpretado pelo Sam Witwer e Dr. Jekyll pelo Hank Harris, é uma versão bem diferente de todas adptações e deixa bem claro a ideia que o autor quer passar sobre "o lado bom e o lado ruim". (Adoro Cinema - Todas temporadas disponíveis no Netflix)
  7. Mz. Hyde: Música da banda Halestorm, um rock adaptado para a versão feminina. (escute aqui)
  8. Scary: Musica da Britney Spears que também cita o clássico (escute aqui)
📚



Bom amores, por hoje é só isso e espero que tenham gostado! beijos 


Um trechinho pra deixar vocês curiosos:
"Em cada um de nós, duas naturezas guerreiam".

You May Also Like

0 comments