Beda #19: Cinco formas de organizar sua estante

by - 00:05



Olá, seres humanos! Quando vocês estiverem lendo isto eu provavelmente estarei morta. Não, isso não é corrente e eu não me chamo Samara, é que esse foi oficialmente o post mais trabalhoso que eu já fiz na vida e minha coluna já está pedindo a aposentadoria.
Mas indo logo ao assunto. Aqui eu vou mostrar cinco maneiras de organizar uma estante de livros (com fotos!), analisando os prós e os contras de cada uma delas. Se vocês, como eu, são obcecados por livros e gostam de organizá-los de forma que fiquem não apenas práticos e em bom estado, mas também bonitos e charmosos, aqui vão algumas opções:

#1 ― Organização por cor

Organizar a estante num arco íris é uma das formas preferidas não apenas de booktubers, mas leitores em geral. O que não falta são fotos de estantes coloridas no Pinterest e no Tumblr e não tem como negar que é a coisa mais fofa do mundo, porém, aqui vão algumas considerações:
Prós: prazer estético. A estante organizada por cor é o sonho molhado dos leitores virginianos; é provavelmente a maneira mais bonita de organizar seus livros e, o melhor, pode ficar legal em qualquer tipo de estante, seja ela em dividida em vários nichos ou prateleiras, desde que seja de uma cor neutra.

Contras: é uma bagunça. O dégradé das cores pode ser lindo, mas os livros vão ficar todos misturados! Autores e coleções vão ficar separados, não tem separação de gênero, não há uma ordem para o tamanho nem para os tipos de livros (paperback ou capa dura), fazendo com que todos eles fiquem numa grande desordem (mesmo que uma desordem muito bonita).
Também não é uma organização muito boa se você tem muitos livros com lombadas pretas ou multicoloridas. Ou se você tem muitos livros com lombada de uma cor só e poucos das cores restantes.
Outro grande problema, pelo menos para uma pessoa míope como eu, é que fica muito difícil achar os livros. Não apenas por eles estarem sem nenhuma ordem de autor, coleção e gênero, mas porque os livros de cores iguais/parecidas ficam juntos, o que faz com que eles acabem se camuflando uns nos outros.
livros camuflados haha



#2 ― Organização por lidos/não lidos

Essa é uma das formas de organizar livros que eu mais costumo ver. A maioria dos meus amigos leitores a usa e acha bem prático. Eu nunca tinha experimentado essa maneira de organização antes, mas aqui vão as considerações:
Prós: você consegue visualizar facilmente os livros que já leu e os que ainda estão na TBR (TBR = to be read, em português, para ler, ou seja, os livros que ainda não foram lidos). Na hora que aquele seu amiguinho pateta chegar e perguntar “nossa, mas você já leu todos esses livros?”, você pode apontar para a prateleira dos livros lidos e não dizer mais nada. Outra coisa boa é que é uma organização ideal para quem gosta de visualizar bem os livros não lidos para escolher um para ler, tipo como se estivesse olhando as opções de livros de uma biblioteca. Assim, todos ficam juntos e é só escolher.

Contras: não é nada prático como meus amigos dizem! Eu mudo a organização dos meus livros umas quatro, cinco vezes por ano e isso já me dá uma baita dor de cabeça, agora imagina ter que mudar o lugar dos livros TODA VEZ que ler um? Eu não tenho espaço de sobra na estante, uso cada pedacinho dela, então, para usar essa forma de organização, ia precisar ficar brincando de quebra cabeça com os livros na estante a cada leitura.
Outro contra é caso você tenha uma diferença de volume muito grande entre os livros lidos e os não lidos. Como podem ver na minha estante, eu tive que socar os livros não lidos numa prateleira só, por isso ficou muito cheio e com livros empilhados.

#3 ― Organização por ordem alfabética (sobrenome do autor)

Organizar os livros por ordem alfabética é uma boa pedida, mas não vejo muita gente usando esse tipo de método. Eu costumava ir numa livraria quando criança em que os livros eram organizados dessa forma, dentro de cada gênero, e era super fácil de achar os que eu queria! Mas decidi fazer dessa forma, porém com os sobrenomes dos autores organizados em ordem alfabética, já que eu não gosto muito de separar séries e livros de um mesmo autor, o que provavelmente aconteceria se eu estivesse usando os títulos dos livros. Mas por que então não usar o primeiro nome? Simples: vários livros que tenho não tem o primeiro nome do autor na lombada, apenas o sobrenome, então fica mais fácil eu usá-lo, porque aí posso olhar o sobrenome na lombada direto, sem precisar tirar o livro da estante.
Prós: as séries e os livros de um mesmo autor ficam juntos, o que sempre me agrada. É super prático para encontrar os livros, principalmente para outras pessoas, como seus amigos ou família ou quem quer que também use sua estante. Basta você explicar que está organizado em ordem alfabética que as pessoas saberão não só como encontrar os livros, mas como colocá-los de volta.

Contras: não é a maneira mais bonita de organização. Me lembra um pouco da organização por cor, mas sem o prazer do dégradé do arco íris. Apesar das séries e livros de um mesmo autor ficarem juntos, os gêneros e os tamanhos ficam todos misturados. É terror do lado de romance, ficção científica do lado de infantil...
De todas as formas de organização até agora, esta foi a que eu achei menos esteticamente agradável.

#4 ― Organização por séries/livros únicos

Eu já tinha tentado essa forma uma vez, mas não tinha dado muito certo. Resolvi tentar de novo e, para a minha surpresa, foi uma das minhas formas de organização preferidas!
Prós: fica muito organizadinho! Como a única “exigência” é dividir as séries dos livros únicos, eu fiquei livre para exercer minha obsessão do jeito que gosto! Na prateleira de cima coloquei os livros únicos, que são em menor quantidade que as séries, e comecei por livros únicos de fantasia e depois passei para os contemporâneos. Na segunda prateleira, comecei com as séries de fantasia e as séries com maior número de livros (e completas). A primeira foi Harry Potter (7 livros), a segunda foram as Crônicas Lunares (6 livros), a terceira foi The Raven Cycle (4 livros) e assim por diante até a prateleira de baixo. Depois da última duologia de fantasia, eu coloquei uma trilogia contemporânea (apesar de não ser bem uma trilogia, porque os livros são independentes, mas eu prefiro organizar eles juntos). Por fim, os livros “deitados” são os livros de séries incompletas, ou porque eu ainda não comprei os restantes ou porque eles ainda não foram lançados.

Contras: pode acontecer de alguns livros de um mesmo autor ficarem separados. Aconteceu com três autores no meu caso, o que não é muito, mas vai depender dos livros que você tiver.


#5 ― Organização Aesthetic/Pinterest/Tumblr

O nome é meio que uma brincadeira, porque eu não sabia como chamar essa forma de organização. É nada mais que uma arrumação mais preocupada com a estética e com mais enfeitinhos.
Prós: é a forma que eu, pessoalmente, acho mais bonita. Até mais que a estante arco íris. E, ao mesmo tempo, também pode ser muito organizada e ainda ter a sua cara! Não tem bem como explicar como fazer, porque cada pessoa pode arrumar do jeito que achar melhor, mas eu mantive a separação por séries e livros únicos da estante #4 e coloquei um pouco mais de “charme” com velas aromáticas, funkos e alguns livros de frente. 

 


Contras: acho que os únicos pontos ruins dessa organização é que é mais difícil para limpar (tem mais objetos pequenos) e ela acaba “desperdiçando” espaço na estante. Para quem tem muitos livros, como eu, não é o ideal. Eu tenho outra estante e mais algumas prateleiras no quarto, então pude encaixar os livros que “sobraram” nesses outros lugares, mas quem tem que se virar com uma estante só vai acabar precisando de todo espacinho possível. 



Dica: para quem não tem estante nem previsão para adquirir uma, aqui vão umas ideias. Uma é pegar caixote de feira, lixar, pintar e usá-lo como um local para por os livros. Você pode colocar vários empilhados ou um lado do outro (certifique-se de prendê-los para não caírem) como uma estante. Já se você tiver um espaço no armário que sirva só para guardar os livros, você pode tirar a porta dessa parte e acrescentar mais prateleiras! Se nada disso for possível, já tentou usar seus livros como mesa de cabeceira? Empilhando vários ao lado da sua cama e usando-os para apoiar alguns objetos, você pode unir o útil ao agradável.
Espero que alguma das formas que eu mostrei aqui hoje sirvam de inspiração na hora que você for organizar sua estante. Não esqueça de dizer qual foi sua favorita!


You May Also Like

0 comments