Why We Broke Up (Por Isso a Gente Acabou) - Daniel Handler

   Olá amadinhos, como estão? Acabaram-se as férias, as aulas voltaram e meu sumiço continua (sorry), mas hoje, neste domingo, venho trazer pra vocês o livro que todo adolescente deve ler. Ele é maravilhoso e espero que gostem! Então... vamos lá! 

Por Isso a Gente Acabou, Daniel Handler - Entre Capas & Letras
"You either have the feeling or you don't."

Ficha Técnica:

  • Autor: Daniel Handler
  • Ilustrações: Maira Kalman
  • Páginas: 368
  • Ano: 2012
  • Editora: Cia Das Letras
  • Gênero: Romance 

Sinopse:

   Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min (Minerva) Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro.
   Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar algo ao garoto, junto de uma carta, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é a história de Por Isso a Gente Acabou; que é assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.
   Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou a narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.


📑

   Uma amiga me citou uma frase desse livro  eu fiquei curiosa, baixei o PDF e li. Faz uns 2 anos que o li e hoje estava revendo alguma citações de livros salvas e achei a citação que está no cabeçalho, então decidi falar sobre ele. 
  Você ri com a personagem, você quer chorar junto com ela, todos que já tiveram o coração partido, sentem tudo o que ela sente, sentem compaixão, sentem a angustia e a dor no coração.
  Por onde começar? Daniel Handler (ou Lemony  Snicket, Desventuras em Série) tem 46 anos e consegue perfeitamente incorporar Min (Minerva) Green, uma adolescente de 16 anos que se apaixona pelo Co-Capitão do time de Basquete da escola, Ed Slaterton que ao mesmo tempo que é o "carinha popular" também tem seus dotes. E a Min? Bem, o que dizer? Ela é incrível (ou "diferente", como o próprio Ed diz inúmeras vezes), gosta de filmes antigos, tem amigos diferentes e quer ser Diretora de Cinema, gosta de conversas com conteúdo. 
   Ta bom, Débora... Mas e sobre o livro?
   Vou dizer, dois adolescentes de "mundos" e gostos totalmente diferentes e opostos, começam um romance (fica meio obvio que é difícil dar certo com tantas diferenças). Não sei dizer EXATAMENTE o que a Min vê no Ed porque ela consegue ver os extremos negativos dele mas ao mesmo tempo ele faz de tudo para encaixar os pontos opostos.
   Ela conheceu os amigos dele, a família dele... Ela viveu no mundo dele e ele também pegou uma "rabeira" no mundo dela, que por ser tão diferente das lideres de torcida que ele estava acostumado a se envolver, porém algumas atitudes babacas dele, faz o romance (de algumas semanas) acabar. 
   E a Min, com toda aquela raiva, junta tudo o que pode (sentimentos, lembranças, coragem) e através de uma "carta" (o livro), dita tintim por tintim o porque eles terminaram, e foi escrita em uma ordem que, é de acordo com um acontecimento chave pra historia.
   Por Isso a Gente Acabou é um história clichê, obviamente, mas o autor consegue fazer isso com muito humor e muito sentimento. 
   A escrita é perfeita, muito bem diagramado. O autor faz com que a gente goste dos dois juntos (confesso que durante a carta dela, procurava trechos para eles voltarem). 
   O que é chato? Daniel criou um mundo onde só existe no livro, não existe fora. Mas Débora, é obvio que ele cria um mundo, né? Não, não é. Não nesse caso. A Min cita inúmeros filmes clássicos (daqueles em preto em branco) que não existem. E a música de "trilha sonora" do casal? É PERFEITA (sim! feita para eles, literalmente). O que é citado da musica durante a narrativa cai como uma luva sobre eles, porém... Ela não existe.
    O título do livro em si, já te é puro spoiler sobre o que aconteceu, mas é a graça da história: Descobrir o motivo. Min está triste, teve seu coração quebrado e através disso, ela nos conta os motivos e como ela está a"atualmente"(no pós-término).
   E a participação da Maira Kalman no livro? Essa mulher merece um prêmio! Elas fez todas as ilustrações do livro (isso faz você se sentir mais ainda dentro da historia) e essas ilustrações são referente ao "acontecimento chave" que citei lá em cima e fizeram eu imaginar a história em um parâmetro diferente do que normalmente imagino, de coração, corpo e mente: AMEI o trabalho dela.

  Li em alguns blogs que o filme vai virar livro, li em outros que a Hailee Steinfield vai ser a Min (se for verdade, na MINHA opinião combina), mas não posso confirmar, pois não achei nenhuma fonte detalhando mais sobre essa "novidade".


📚



   Bonitos e bonitas, é isso e espero que tenham gostado, beijinhos! 


Um trechinho pra deixar vocês curiosos:
"Mas minha alma tocou a sua, garota... Naquele abraço inesperado que a gente deu."

You May Also Like

0 comments